quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

09/01/2012 – 15° dia – Mendoza

Trajeto percorrido: 5.205 km

O que é o êxtase? E o fascínio? Constantemente meus conhecimentos a respeito destas sensações são desafiados nesta viagem. Dia 09 foi um dia espetacular. Explicarei.

Deixamos Santiago às 09:00h, já não aguentava mais ser comportado nas estradas. Motociclismo requer adrenalina, emoção, faz parte do passeio! No começo da rodovia nos deparamos com pequenas e bem cuidadas culturas agrícolas, repletas de construções singelas, delicadamente dispostas ao pé da cordilheira. Simplesmente maravilhoso. Um cenário parecido com a Europa Oriental, muito lindo.

Seguimos pela rodovia, envoltos pelo manto protetor das grandiosas cordilheiras e seus imponentes picos nevados. Passamos por túneis encravados em meio à rocha, permitindo-nos prosseguir na jornada.
Pouco adiante surgiu o charmoso e curioso “caracol” da rodovia que nos elevou ao topo das montanhas, encerrando as terras chilenas e dando-nos as boas vindas ao território argentino.

Informação importante para os viajantes: a aduana chilena e a argentina estão unificadas nesta região. Em um mesmo complexo é possível fazer os trâmites de saída de um país e ingresso no outro. Apesar de termos enfrentado um pouco de fila, foi possível realizar os dois procedimentos em prazo exíguo.

Em terras argentinas, já no começo nos deparamos com o majestoso Aconcágua, teto das Américas, nos observando a 6.962 m.
Poucos quilômetros depois, enfim, meus conhecimentos foram desafiados. Primeiro começaram a surgir diversas cores e tonalidades na mesma montanha. Rajadas multicolores dividiam o mesmo espaço físico formando lindos desenhos assimétricos nas cordilheiras. Os diversos minérios e composições de solo existentes formavam um encantador espetáculo natural. A variedade de cores e tons era surpreendente. Preto, branco (pela neve), marrom terra, coral, tijolo, areia, cinza, azul marinho, alaranjando, etc., se mesclavam e brincavam diante de nossos olhos.
Em seguida as próprias montanhas passaram a ter diferentes cores! Cada nova curva apresentava no horizonte uma infinidade montanhas coloridas, formando um majestoso cenário. Vermelha, amarela, chumbo, preta, abóbora, azul marinho, verde escuro e outras cores e tons que sequer sei o nome! Parecia que estávamos em outro planeta. Tudo isso somado a belas formações assimétricas, a um formoso céu azul e, ainda, com deliciosas curvas e a tão necessária velocidade, me envolveram em um êxtase tão intenso que sou incapaz de descrevê-lo. Confesso que foi uma das coisas mais lindas que já vi na vida. Lindo! Maravilhoso! Espetacular!
No final também nos deparamos com um lago multicolor que encerrava em um verde-água encantador!

Ainda neste dia desembocamos em Uspallata, um bonito vilarejo que emprestou suas graciosas montanhas para serem cenário do filme “Sete anos no Tibete” (na época o governo chinês não autorizou a gravação). Nossos pulmões ficaram ávidos por mais oxigênio ante tanta beleza.
No local aproveitamos para desfrutar de uma deliciosa parrilla argentina e esperar o calor forte passar (já eram 15:00h e o termômetro ainda exibia um desesperador 36,5 °C).

Em Mendonza, nos hospedamos no Hotel Ibis (muito bonito, mas um pouco distante do centro). Terminamos o dia saboreando alguns aperitivos no calçadão da cidade, nos retirando às 22:30h pois não aguentávamos mais o forte calor (na manhã seguinte descobriríamos que tínhamos enfrentado a maior onda de calor da década).

Como este post ficou muito longo vou passar a impressão final do Chile no próximo.

Agradeço a todos que acompanham e comentam o blog viajando conosco. Saibam que lemos tudo e nos alegramos em saber que nossos amigos torcem pelo o sucesso da viagem. Como tenho que escrever, revisar e postar no parco tempo livre que possuo, optei por só responder aqueles que nos fazem perguntas diretas. De qualquer forma, muito obrigado pelo carinho de todos!
Visual ainda na parte chilena

Famoso "caracol" da rodovia

MA-RA-VI-LHO-SO!!!

Adeus Chile!

Rodovia na parte Argentina

Aconcágua

O que escrever?

Observem as cores das montanhas...

O Neto está muito triste na viagem...

Frente do nosso hotel em Mendonza

Fim da segunda etapa - Chile

1. Aventureiros
    Eu e o Senador estamos em Uberaba e pasmos e quase petrificados diante de tanta beleza da mãe natureza.
    Pau na máquina negada!!!!