sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

10/01 e 11/01/2012 – 16° e 17° dias – Mendoza e Federal

Trajeto percorrido: 6.434 km

Reservamos o dia 10 para fazer turismo. Mais de 3.000 km nos aguardavam nos próximos dias, precisávamos descansar e curtir.
Logo de manhã fomos fazer uma coisa diferente: dar uma voltinha de moto!
Decidimos visitar umas “bodegas” pela manhã e fazer um tur pela cidade à tarde.

Começamos pela famosa Chandon (filial Sul-Americana genérica da mundialmente conhecida Moet&Chandon). Tivemos sorte, pois chegamos bem na hora em que iria começar uma visitação. Pagamos 25 pesos argentinos cada e conhecemos um pouco sobre a história da marca e como são produzidos seus preciosos líquidos. Em que pese seja bem interessante e bonito, o tur organizado pela Salton (Bento Gonçalves – RS) é muito melhor e é gratuito. Portanto, prestigiem o turismo nacional!
Após degustarmos alguns espumantes, prosseguimos em nosso passeio.

Tentamos visitar a famigerada Catena Zapata, porém não nos deixaram entrar já que não tínhamos reserva e o local estava cheio. Nem na loja nos deixaram entrar. Todavia, como sempre nesta viagem, Deus fecha uma porta, mas nos deixa outra formidável aberta.
Seguimos para a pouco conhecida “Belasco de Baquedano”. A vinícola é encantadora e seus funcionários nos receberam muito bem. Indagamos se serviam almoço e fomos direcionados no andar superior da construção onde tivemos uma agradável surpresa. Sem querer, aterrizamos em um maravilhoso restaurante! Local fino e sofisticado, com móveis elegantes e funcionários bem treinados. Da janela, a vista era formidável: um parreiral verde e muito bem cuidado, simetricamente alinhado, com as cordilheiras e seus picos nevados de fundo. Sensacional! Só isso já bastaria para um almoço inesquecível.
Mas o capricho não parou. A comida era divina. Participamos de um Menu degustação de cinco pratos lindos e saborosos, harmonizados com cinco vinhos espetaculares (entre 90 e 93 pontos Robert Parker). Os sabores, as texturas, os aromas, tudo estava espetacular. Vale muito à pena! Fica a indicação, não percam!

Encerramos o dia fazendo um city tur pela bela e arborizada Mendoza. Passeando por suas encantadoras praças e formidáveis parques, terminando o dia com uma agradável vista panorâmica da cidade. Realmente muito surpreendente a quantidade de árvores. A cidade é verde! E o quanto isso valoriza o ambiente...

Sobre o dia 11/10 não há muito que se contar. Saímos bem cedo e rodamos 1.150 km (sendo que paramos para almoçar! - a velha guarda até que está em forma!). Quem anda de moto sabe o quanto isso é difícil, principalmente quando se está em grupo (Fernando, foi pau na máquina!). Seguimos por longas retas, cortando a planície argentina rumo ao Brasil. Dormimos em Federal (obviamente lembramos do Sirinho) aguardando a nova alvorada de motocicleta.

Impressões finais sobre o Chile:
Neste espaço não quero julgar nenhum país, aliás, mal posso definir o Brasil, que dirá um lugar onde fiquei poucos dias. Simplesmente quero tecer e compartilhar minhas percepções pós-viagem.
O Chile me impressionou muito pelo grande vazio existente em seu território. Desde o extremo norte (onde ingressamos) até praticamente Santiago, o país não tem nada! As terras são improdutivas e inóspitas. Não há condição para se cultivar nada. A única atividade viável é a mineração.
Portanto, metade do país (que já é pequeno) se resume a terra ruim. Um pouco depois de Santiago o frio também impossibilita qualquer produção. Ou seja, não sobra quase nada! Mesmo assim o país já teve um IDH altíssimo, comparado a países europeus. A razão disso ficou bem clara na viagem: educação. O povo chileno é muito sério e educado, algo que se pode perceber na limpeza das ruas e na polidez dos atendimentos.
Além disso, a corrupção no governo é muito baixa. Nenhum viajante ousa oferecer “agrados” à polícia chilena. Há uma suspeita de que 5% das verbas públicas tenham sido desviadas (li isso na primeira página de um jornal nacional, como se fosse um escândalo, se no Brasil fosse só isso, seria ótimo!). Possuímos um país forte, grande e rico, deveríamos aprender um pouco mais com nossos visinhos...
Rua das bodegas
Chandon

Entrada não autorizada
Muito melhor!

Vista do restaurante

Ótima comida
Ah se o Ben Hur ver essa...
Mendoza

Mendoza 2
Hehe, propaganda é a alma do negócio!